terça-feira, novembro 01, 2005

Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo é uma das 10 aldeias históricas de Portugal e merece a nossa visita. Há 10 anos que lá não ia e hoje descobri como a recuperação de coberturas e fachadas deu ainda mais valor ao património, já por si rico, que existe na muralha daquela localidade.
Castelo Rodrigo é um bom exemplo daquilo que os agentes locais podem fazer pela salvaguarda de uma identidade. Os materiais utilizados na recuperação do núcleo histórico são homogéneos e isso agradou-me sobremaneira. Fiquei de tal forma bem impressionada que me apetece perguntar ao arquitecto responsável pelo projecto de recuperação de Castelo Novo, onde se inspirou para mandar colorir as portas das casas da minha aldeia cada uma de sua cor...
Mas na visita a Castelo Rodrigo um senão. Num dia feriado e com turistas de todo o lado na aldeia histórica, não se percebe por que razão não havia um lugar para saborear um simples petisco...assim não! E logo numa região onde o bom queijo e vinho são divinais.
Numa deslocação à Beira Interior, Castelo Rodrigo merece visita OBRIGATÓRIA.

3 comentários:

Elsa disse...

Castelo Rodrigo é de longe a minha aldeia histórica preferida...
Um dia destes vou fazer-te aqui uma surpresa no teu blog ... vais ver... deixa-me ter um tempito...LOL
Ah... é verdade... na próxima oportunidade pa passeares vai a Sortelha!!!!!! aí sim, a paz encontra-nos antes de darmos por isso.
Beijo grande de boa semana pa ti.

Anónimo disse...

A intervenção em Castelo Novo deixa muito a desejar. Com a treta da reabilitação condicionada aos tempos em que é efectuada, abastardaram-se vários exemplares da arquitectura vernácula beiroa.É o medo e o respeitinho pelo senhor arquitecto da postmodernidade aldeã?. Chega de adulterações e 'pastiches sem sentido' em Castelo Novo. São as cores das portas, as caleiras, as luminárias, etc, etc.Até quando é que esta realidade se vai manter?

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Não conheço Castelo Rodrigo, mas é sem duvida um "lugar" por onde gostaria de passar... um dia quem sabe...
Beijinhos.

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...