segunda-feira, dezembro 19, 2005

Rock Rendez Vous.

Passam 25 anos sobre a abertura da sala de espectáculos que trouxe uma nova oportunidade para a música Portuguesa.Durante 10 anos o antigo Cinema Universal em Lisboa,dava lugar a magníficos concertos,outros nem tanto e possibilitava a muitas bandas Portuguesas mostrarem ao país o seu valor.Até então,muitos dos artistas da Pop Rock eram ilustres desconhecidos.Desde o final de 1980,a produção nacional nunca mais foi a mesma.Passou a haver muito maior preocupação técnica e menos amadorismo...Pena que o Rock Rendez Vous,só tenha existido durante 10 anos.Ainda assim a sala da música,acolheu 1500 concertos e 6 concursos de música moderna Portuguesa com o mesmo desígnio.Para a história ficaram bandas como os Xutos e Pontapés,Herois do Mar,Sétima Legião e outros de que não me lembro e que devem uma parte do êxito inicial da sua carreira ao Rock Rendez Vous.Para assinalar os 25 anos do RRV,deve ser editado em 2006 um livro com as fotos mais emblemáticas de um espaço que marcou a década de 80 e a música moderna,dita de qualidade.

8 comentários:

Raíz de Pimenta disse...

Pois é... ora aí está uma bela iniciativa! Homenagear o espaço e o evento que permitiram lançar quem hoje nos dá música... Pena é que neste país as boas iniciativas se esgotem num instantinho...

Beijocas

Delírio da Loirinha disse...

Olá!
Passei para agradecer a tua visita ao meu blog. Gostei de te visitar e ja te linkei!
Votos de um Feliz Natal...
Beijinhos doces
DL

Anónimo disse...

Para lá do que o que essa sala representou para muitos jovens de então, privilegiados por poder partilhar o espírito de uma sala de concertos como se de Londres ou Nova Iorque se tratasse, fica a atitude ousada e vanguardista de Mário Guia.
Nunca, nunca mais houve nada igual e é impossível equiparar ao RRV outros espaços como o johnny Guitar, o Hard Club ou o Garage porque simplesmente....não têm equiparação.
...Por lá passaram entre outros...Killing Joke, The Sound, The Chameleons, Teardrop Explodes, Danse Society,etc., que constituiem, em grande medida, a maior influência das linhas pop rock actuais.
Que saudade...

mdm disse...

Boa iniciativa!
Obrigada pela visita na policromia!
Beijinhos

Unknown disse...

Gostava de poder recordar todos os momentos que passei nos rock rendez vous...mas não posso...não quero... mas tenho muitas saudades.
desde os del amitri...aos xutos paçando pelos dance society...aos ban(nanas).. uii nem me lembro de quantas noites de nevoeiro na rua da beneficiencia.

Anónimo disse...

Sempre atenta.Tu és muito saudosista,porquê???

Anónimo disse...

É sempre gratificante, lembrar espaços que nos proporcionam momentos de grande alegria e cultura.
Beijinho,

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Infelizmente nunca tive a oportunidade de entrar nesse espaço, e de assistir a um desses memoráveis espectáculos.
Só tive contacto com eles através dos discos que foram editados por uma editora que foi criada pelos proprietários do RRV.
Para além desse livro que deve ser editado, também o criador do RRV está a pensar voltar a abrir um espaço semelhante em Lisboa, desde que haja apoios camarários.
Era bom que isso acontecesse mesmo, porque estes espaços fazem falta no nosso país. O único que existe que se possa assemelhar ao RRV, que eu conheça, fica em Lisboa no Jardim do Tabaco.
Beijinhos.

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...