sexta-feira, abril 29, 2016

25 anos a Alicatar - o livro de Veiga Freire

A Recriação em azulejo alicatado dos Painéis de São Vicente de Fora exposta na biblioteca municipal do Fundão marcou o lançamento do livro "25 anos a Alicatar Azulejo com outra arte", do fundanense José Veiga Freire. A obra assinala as bodas de prata na carreira do artista.


Os painéis de São Vicente de Fora, pintura de referência do século XV, que se encontram no Museu Nacional de Arte Antiga, constituem dos mais demorados e minuciosos desafios de José Veiga Freire.
Recriar o painel que “retrata 58 personagens e que é uma obra-prima” da pintura portuguesa não terá sido tarefa fácil mas Veiga Freire nunca se furtou a desafios maiores. 

Antonieta Garcia, professora e investigadora, sublinhou "o prazer de terminar algo que, quanto mais difícil é, mais desafiante se torna". "O mistério da criação" como "feitiço" na descoberta da obra de José Freire foi outra das ideias deixadas, na apresentação da obra.

E "como o saber fazer a arte que surpreende" marca o percurso do criador Veiga Freire, Antonieta Garcia folheou o livro e deixou-se encantar com os azulejos inspirados nas colchas de Castelo Branco "que tanto cativam os estrangeiros", no impressionismo das telas de Van-Gogh ou nos nomes sonantes da literatura. Fernando Pessoa, por exemplo, inspirou 18 telas do artista e denotam "vários traços identitários de ser português".  Nas referências à Beira Baixa e ao Fundão sobressai a figura de António Paulouro,acrescentou. 

"A forma de produzir arte do dia-a-dia aproximando-o dos seus conterrâneos" foi, aliás, sublinhada pelo amigo e advogado Leal Salvado que assinou o prefácio do livro.

No conjunto a obra de Veiga Freire é constituída por cerca de 500 peças. Muitas delas estiveram expostas em 2014 na Moagem- cidade do engenho e das artes no Fundão. 
Cada obra de arte transporta o visitante, agora é leitor da obra de Veiga Freire, para a geografia dos afetos.

A grandeza geográfica dos afetos de Veiga Freire esteve à vista na cerimónia de lançamento do livro. Rodeado de dezenas de amigos e familiares, Veiga Freire estava emotivamente satisfeito, pois contava reunir à sua volta tantas pessoas que lhe são próximas. O acontecimento cultural, diga-se, foi bastante concorrido. 


E quando a surpresa acontece que mais quererá o ex-bancário que completa em 2016 70 anos de vida e tem uma mão cheia de projetos e ideias para concretizar?!

Sem comentários:

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...