sábado, junho 27, 2020

Parabéns Nanda

Chegar aos 60 rodeada de amig@s.
Nada de surpreendente se a aniversariante é amiga de muitas pessoas.
Em várias geografias.

Cada uma de nós mora, à sua maneira, nas gavetas da Neves, da Nanda, da Fernanda, da moça da pastelaria Jardim.
Quase toda a gente conhece a Nanda ou a pastelaria da Nanda.

Pela simpatia e acolhimento. Pela forma como se envolve na vida da comunidade. Pela popularidade.
Fundamentalmente pela generosidade que caracteriza a Nanda.



Não tenho presente o ano em que nos conhecemos. Sei que, ainda menina e aprendiz de jornalista, tinha [e ainda tenho] na Nanda e na sua pastelaria um porto de abrigo para tudo o que fosse [seja] preciso.

Da Nanda e do seu saudoso pai recebi muitas vezes deliciosas tostas mistas ou generosas sandes que um confeccionada e o outro - a Nanda - levava ao segundo andar do prédio no Beco dos Borracheiros ou Rua 5 de Outubro onde durante anos se fez a Rádio Jornal do Fundão.

A Nanda fonte de informação. É das pessoas que mais conhece @s transeuntes da cidade e arredores.
A Nanda alerta. Uma espécie de provedora do cidadão comum com problemas como os nossos e dos quais subtraia informação tantas vezes importante na busca de notícias ou no cruzamento de fontes fidedignas de informação.

Ela e a pastelaria, negócio de família, onde me tenho cruzado com tantas das minhas pessoas ou protagonistas de outras realidades que povoam a minha própria existência.

A Nanda que recebia o telegrama do meu admirador secreto ou observava os namoricos da minha eterna juventude.

A mulher que tantas vezes foi ombro amigo e me secou as lágrimas no fatídico ano de 1996. E nos meses que antecedem a morte da minha amada mãe.
Deve ser por isso que ainda sei de cor o telefone da pastelaria Jardim.
 
É também por isso que aqui alinho estas breves palavras de gratidão à dedicação da Nanda.
Esta é uma narrativa de saudade dos tempos idos.
Uma janela para a memória dos dias claros pois a amizade entre as pessoas deve ser sempre transparente e límpida.



Parabéns querida Nanda. Parabéns pelos 60 !

Oxalá consigamos continuar por aqui, por aí, a celebrar a vida e cantar vivas à Amizade.
Como o fizemos neste dia 27-06-2020, ainda sob as regras de um estado de calamidade que já foi de emergência e nos obrigou a ficar confinadas à nossa casa e família chegada.

Memorizando: Chegaste aos 60 no ano da pandemia covid 19.

Brindemos à vida.
À saúde.
À tua saúde e das pessoas que mais gostas.


Abraço. 

Sem comentários:

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...