quinta-feira, janeiro 19, 2023

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa de Atalaia na celebração do centenário Eugénio de Andrade.

O poeta maior só na meia-idade se reencontrou com a Póvoa de Atalaia, localidade onde as marcas da sua obra literária são bem visíveis. Ali haverá de nascer a Sala da Leitura mas os locais querem mais. Ouvir aqui a reportagem que passa hoje na Rádio Cova da Beira https://audiomack.com/cova-da-beira/song/peca-dulce-centenario-eugenio

A Sala de Leitura a localizar no olival que inspirou alguns dos poemas de Eugénio, irá enriquecer a obra física perpetuando o percurso literário do poeta que morou na Rua da Eira, viveu em Lisboa e passou grande parte da vida no Porto- cidade onde faleceu no ano de 2005.

Mas a população quer mais que edifícios e o secretário da União de Freguesias de Póvoa e Atalaia do Campo acompanha o sonho da comunidade. O autarca gostaria que as comemorações do centenário terminassem na terra Natal do poeta.

Enquanto não se sabe se a vontade da comunidade se concretiza, importa registar a memória falada da vida do poeta que deu vinte escudos à prima Maria Mesquita Fontinhas para comprar um bibe.



O pai de Maria Mesquita Fontinhas era irmão da mãe de Eugénio. Irmão de Maria dos Anjos. A mulher amada pelo poeta que foi mãe solteira e empregada de servir. Contou à RCB Maria de Jesus Rato de 74 anos. Sobre o poeta, recorda o sentido de família alargada de Eugénio de Andrade e o orgulho de Póvoa de Atalaia quanto ao filho da terra.

As memórias de Maria de Jesus são de ouvido e a poesia de Eugénio de Andrade é algo que só na idade adulta a despertou. Ainda assim, Maria de Jesus sabe que os seus poemas falavam da ribeira da Orca e da infância.

Maria de Jesus não é uma mulher de preto mas consegue ler a obra do poeta da Póvoa e garante que Eugénio de Andrade foi das mais importantes personalidades da localidade onde é visível a trajetória de inspiração de José Fontinhas. Um percurso de inspiração que enaltece os sentimentos, o amor de mãe e a geografia da sua meninice.



A Sala da Leitura projetada pelo arquiteto Siza Vieira ficará a caminho do Corricão, num antigo olival que irá tornar-se ponto de paragem obrigatória no circuito da Rota dos Escritores. A obra que merece a concordância das gentes de Póvoa de Atalaia irá juntar-se à Casa da Poesia e ao Lugar da Casa, espaços que já fazem parte do circuito de visitação poética à terra Natal de Eugénio de Andrade.

Sem comentários:

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...