sábado, fevereiro 04, 2006

O que é bom acaba depressa.# 3

Pronto!Já não era sem tempo.Pela última vez,vamos deixar mais umas notas do bloco de anotações da ilha de Santiago:Lá embaixo vemos a Cidade Velha,primeia capital das ilhas de Cabo Verde,A memória viva de um passado também escrito em Português.Nesta vila que quer voltar a ser sede de concelho,encontramos a Fortaleza de São Filipe, recuperada pelo estado espanhol,uma igreja e uma escolas feitas por Portugueses,um convento e uma Sé Catedral.A Vila é bastante acolhedora e tem postos de venda de artesanato muito bonito.Na Cidade Velha como em toda a ilha,encontramos inúmeros produtos Portugueses...A presença lusa é uma realidade,nos hotéis foi fácil encontrar técnicos de várias áreas que estão em Cabo Verde em missão.Aqueles povos tém um modo de vida muito próprio e muitos dos bairros da ilha são em tudo semelhantes aos aglomerados de caboverdianos que temos nos arredores de Lisboa.A vida não é barata,dado que o escudo caboverdiano equivale ao euro.Os jornalistas e agentes económicos acreditam que o país está a crescer...efectivamente,começou agora a era do betão,o investimento estrangeiro no território também está a crescer,as empresas passaram a ter cotação na bolsa...um conjunto de circunstâncias que fazem aquele povo crêr que daqui a alguns anos pode igualar com uma grande potência... a ver vamos!

9 comentários:

Tino disse...

Obrigado pela tua visita á minha tasca! :) Fiquei com saudades de Cabo Verde...especialmente daquele túnel de acesso ás salinas na ilha do sal...lembro-me de ter entrado com o jeep em excesso de velocidade dentro do dito cujo e ficou-me gravado no disco rigido! :) Só te faltam mesmo umas fotos de pesca!...e olha que até de terra se pescam tubarões na Ponta Preta!
Um beijinho e obrigado :)

Sonhador Acordado disse...

Olá! Obrigado pela visita!
Não conheço Cabo Verde, talvez um dia preencha essa lacuna. Entretanto, fico com as tuas notas.
Um beijinho.

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Estou a gostar desta viagem em que nos estás a fazer "viajar" até Cabo Verde.
Realmente a presença Portuguesa parece-me que está em todo o mundo, mas em locais como este isso é muito mais evidente.
Espero sinceramente que o futuro de Cabo Verde seja cada vez melhor. É um povo que o merece plenamente.
Boa semana.
Beijinhos.

Ana disse...

Acho que ao fimde tantos anos de sofrimento e de exploração por parte de portugueses e de outras populações ditas evoluidas, têm o direito a tentar aproveitar as suas riquezas e a um futuro melhor!

Obridada pela visita!!!

Anónimo disse...

Foi muito bom saber algo mais sobre Cabo verde!
Um beijinho,

Anónimo disse...

Não conheco, mas é um dos sítios onde um dia gostava de ir... Beijinhos*

Amaral disse...

É curioso e agradável ver a presença portuguesa ainda por essas paragens… E, se é como dizes, acreditemos que o povo possa ter o crescimento e a evolução que os investimentos prometem...

Mikas disse...

Bom regresso, esperemos que Cabo Verde saiba evoluir da melhor forma.

Anónimo disse...

JornaldeNotícias, Domingo, 29 de Janeiro de 2006
http://jn.sapo.pt/2006/01/29/cultura/juntar_pecas.html

Margarida Rebelo Pinto

"Quase nunca te digo o que sinto por ti porque te conheço bem, minha querida Mariazinha."

Art of Love, 7 de Fevereiro de 2006
http://bizaazul.blogspot.com/

"Quase nunca te digo o que sinto por ti porque te conheço bem.

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...