terça-feira, abril 04, 2006

Contra o encerramento de maternidades...

E pronto..
Já cá faltavam as ameaças e protestos!
Mas venham eles...
Afinal a medida é mais um ataque ao interior.
Só é pena que na frente da contestação estejam partidos políticos!
Ao fim de tantos "atentados ao interior",esta gente ainda não aprendeu a mobilizar-se em torno de uma questão nacional.
O DIREITO AO NASCIMENTO COM DIGNIDADE E SEGURANÇA
Para quem não sabe...
O PSD de vários distritos do interior vai no dia 7 de Maio fazer uma vigilia junto dos hospitais cujos blocos de partos vão encerrar até ao final do ano.
Mas também há aqueles que ninguém sabe se encerram...
É que a determinação do governo do engenheiro José Sócrates parece ter perdido força,quando a reorganização dos serviços de obstetricia é na sua região de origem....
Uma vez que o estudo da Comissão de Saúde Materna e Neonatal aponta para a manutençao de um dos 3 blocos de partos da Beira Interior... Deveria o governo do PS ter dito afinal em que cidade fica o bloco de partos...
Mas não,o primeiro-ministro da Beira Interior,mandou o futuro Centro Hospitalar dos distritos de Castelo Branco e da Guarda decidirem.
E agora....
Agora temos o poder de influência do PS
A contestação de autarcas....Sobretudo do PSD
E o sempre reinvindicativo...independentemente da cor politica do governo..Joaquim Morão, presidente do municipio de Castelo Branco.
Enquanto se jogam influências políticas
O povo questiona-se.
Aplaude, critica e parece ter memória curta.
Afinal,digam lá quantas mães conhecem que desde sempre deram à luz longe da sua àrea de residencia...num grande hospital com saber cientifico e "mão para o parto"( a expressão é do presidente da ARS do Centro)?
Isto para dizer...
Que
SOU pela manutençao da maternidade do Centro Hospitalar da Cova da Beira.

12 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Sabes o que te digo???
São apenas politiquices. Vais ver que depois de todo este barulho à volta deste assunto, tudo vai ficar na mesma, e nenhum hospital vai encerrar as suas maternidades.
Bom fds.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Eu concordo com a opinião anterior.Depois dos protestos,fica tuco com está.E olhe que o governo do "seu Sócrates" não é tão determinado como a minha amiga cuida.Dentro de dias falamos!

Samuel Filipe disse...

Também já escrevi sobre o assunto e acho uma vergonha. Vá dando noticias sobre o tema!

Cumprimentos!

JL disse...

Se há atitudes do Governo que se justificam pela necessidade de restruturar para cumprir o futuro que parece hipotecado,outras há que não compreendemos com tanta facilidade. E esta é uma delas.
Não se pode cortar a eito com base em números e em mapas que se vêem e estudam em gabinetes. Há pessoas para lá disso. Não sendo da linha idiológica deste governo, repito, se há coisas que compreendo outras não... Expliquem-mas bem explicadinhas que eu não sou burro. E se forem entendíveis "darei o braço a torcer".

Boa semana

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Vim ver se havia novidades por aqui. Como não encontrei nada de novo, deixo-te um beijinho.

Anónimo disse...

Que pena o blogue encalhou, ou está, esperando mais informações? Fico com o coração aos pulos... Boa Semana,Xanoki...

Anónimo disse...

Boa noite.
Já há algum tempo que ando a pensar em efectuar uns comentários acerca deste tema, e agora que navegando na net, dei com o vosso blog, resolvi faze-lo.
Em primeiro lugar pretendo declaradamente efectuá-lo anónimamente. o porquê reservo-me o direito de não o comentar! Passemos então à escrita:
Sempre se falou, mesmo nos circulos mais restritos, que o Bloco de partos a manter, com base em decisões técnicas, seria o do CH cova da Beira. No entanto, assim que mudou a administração, e esta foi entregue aos irmãos Casteleiro (PS), e depois de uma reúnião em Coimbra na ARSC, surgiu então a possibilidade de "ficarem duas em vez de uma" (decisão politica). também aqui saiu para a ribalta a constituíção de um Centro Hospitalar da Beira Interior, de que nunca niguém tinha ouvido falar. Parece-me que o loby polico se sobrepôs à essencia desta problemática e que era melhorar os indices técnicos da Obstétrica em Portugal.
Mais uma vez se prova de que o que importa não é o bem estar das nossas gentes, mas sim as negociatas entre capangas. Exigo que caso aconteça o encerramento do Bloco de Partos da Covilhã - um bloco moderno, pensado para 1500 partos/ano, com corpo clinico limitado é certo, mas ao nível do da Guarda e um corpo de enfermagem especializada, com uma media de idades baixa, e altamente motivada na defesa da qualidade do nascimento, se demitam os actuais responsáveis pela (não)gestão deste Centro Hospitalar.
Obrigado

Amaral disse...

Mais uma denúncia, mais um protesto. Em tudo o que seja o alerta das injustiças, eu estarei de acordo e pronto a fazer eco de todos os casos que, como este, não podem passar impunes, perante a passividade do povo, todo ele, mais ou menos necessitado...

Orlindo Jorge disse...

Será que no fim a montanha pariu um rato? Temo que não.
Por este andar as cegonhas virão de Espanha.
Vamos ver como o ministro vai chocar este ovo.
Boa Páscoa.

Visible Silence disse...

Dulcineia,
Vejo que ainda não nos deste a conhecer as tuas manias... :):)
Espero que aceites o desafio... estou curiosa :)
Desejo-te uma feliz Páscoa cheia de carinho e coisas doces.
Beijocas

JL disse...

Passo para desejar uma Feliz Páscoa

Maria disse...

Passei para te desejar um bom domingo de Páscoa.
Beijocas

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...