quinta-feira, dezembro 08, 2005

Cheira a Natal...Apetece ser criança.

Faltam poucos dias para a festa da familia,a festa das crianças,o brilho do novo Natal.Chamo-lhe novo,porque estas comemorações religiosas tém quase tudo menos o original,a mensagem e valor sentimental que me ensinaram a ver na comemoração do nascimento de Jesus.Mas também já pouco importa,hoje vivo outro Natal...Um acontecimento que perdeu a magia dos meus antepassados mas ganhou a cor e alegria que as minhas crianças lhe dão.As minhas e as de todo o mundo.É graças aos mais pequenos que o Natal ainda tém algum brilho.Ainda hoje,foi reconfortante ver a felicidade destes meninos de tenra idade saltarem á volta da árvore de Natal que ajudaram a colocar de pé.É muito divertido ver os mais pequenos opinarem sobre o Natal e o mistério que ainda não desvendaram da chegada das prendas e do Pai Natal.A inocência destas crianças é contagiante.Nestes dias em que o espírito do Natal começa a entrenhar-se,apetece recuar uns anos,muitos anos e voltar a ser menina.Nessa condição,os meus dias seriam,seguramente,muito mais tranquilos.

14 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Dulcineia!
Que neste Natal, possas gozar a alegria das crianças contagiadas pela magia das prendas.
E não te esqueças de algo muito importante: O verdadeiro Natal é muito mais do que efeitar a arvore, do que dar prendas, de que estar com os amigos e com a família.
É algo que deve acontecer no interior de cada um, de forma que nos transformemos para melhor, numa sociedade cada vez mais desumana.
Natal, significa nascimento, se não nascermos de novo, foi apenas mais uma ocasião de viver o verdadeiro Natal que se perdeu.
Um grande beijinho, e um Bom Natal!

Pedro disse...

É urgente que nós, adultos, tenhamos a capacidade e a preocupação de neste tempo de Natal passarmos a mensagem aos mais novos que nesta época importa ir um pouco mais além do vício do consumismo e da fartura. Este é um tempo que deve também ser de meditação, harmonia, solidariedade e concórdia...
Abraço

Amaral disse...

Apetece ser criança! A sua inocência é contagiante, verdade, mas pena é que se não aproveite esta ocasião para lhes dar a conhecer valores profundos de solidariedade, de comunhão com tudo e com todos, de entendimento dos segredos da vida, enfim - colocá-las um pouco mais distantes da inevitabilidade das prendas, cada vez mais prendas, prendas de heróis fardados a rigor para matar, prendas de tanques e carros de guerra, prendas grandes, enormes, cada vez mais dispendiosas...
Apetece ser criança, apetece viver o Natal. Apetece recuar no tempo, apetece suspender a vida e retirar-lhe os dias felizes. Apetece!...

Peter Pan X disse...

Porque achas que eu sou o "Peter Pan"?

A mim, apetece-me ser sempre criança...

Obrigado pela tua visita ao meu Blog.

Passei por aqui para te visitar e pedir desculpa pela minha ausência.

Tenho andado muito ocupado e tenho descurado o meu Blog e os Blogs dos meus amigos...

Mas não me esqueci de te visitar!

Um beijo grande para ti!

Voltarei em breve!

;-)

Peter Pan X

Pedro Nobre disse...

Leitores e Amigos,

Esta sexta-feira (09/12/2005) o poeta Paulo C. Silva, irá fazer o lançamento do seu 1.º Livro Relatos de uma vida, a realizar no Auditório do Diário do Sul (Évora) pelas 18h00.

Neste livro, o autor descreve-nos os encontros e desencontros de uma vida atribulada… Um livro de prosa e poesia…

Vamos lá estar... Não faltem!

TODOS JUNTOS EM PROL DA LITERATURA...

Anónimo disse...

Todos os dias temos uma criança dentro de nós.Repara como esse teu modo de ser também é uma forma de seres criança.E não vejas nas minhas palavras falta de carinho.Tu sabes como esse teu modo de ser cativa corações.Gosto muito de ti.Nunca mudes.Entretanto,tenho saudades do teu sorriso,encantador.beijinhos.Zéca.

Perola Granito disse...

feliz Natal!

Alexandre disse...

Querida Dulcineia,

uma palavra para te agradecer a simpática visita e outra para uma reflexão de um céptico optimista ( nas palavras de Saramago e Jorge Palma ): Será que o natal continua a fazer sentido numa sociedade que não guarda senão vestigios do que foi o exemplo de Jesus de Nazaré? Que é feito de valores como o companheirismo, a solidariedade, a entreajuda, a amizade, etc...

Beijo,

Alex

Anónimo disse...

Já vivi melhor o natal,
mas hoje em dia já não ligo muito,
prefiro passa lo sózinho do que com a familia, e porque não criar este dia masi moderno do que seguir a tradição?
Mas é sempre um dia emblemático,
Um beijinho dulcineia ;)
tem um bom fim de semana

Mikas disse...

As crianças são uma parte muito importante do natal, tenho pena que por agora na minha casa não exista essa alegria, mas há-de chegar o dia. Um bom domingo

Unknown disse...

adoro o pai natal.

APIUR disse...

Saudações Dulcineia.
Gostei de ler.
Pelas crianças e pelo Natal.
Apiur

Maria Carvalho disse...

Sem dúvida! Através do olhar de uma criança tudo é puro sem mácula, sem distorções...em suma, o mundo é belo, inspirador, alegre, contagiante, aos olhos das crianças que fomos e que seremos sempre!

Menina Marota disse...

(Serei eternamente menina, nas minhas memórias, nos meus amores, nos meus sorrisos... )

Foi assim que comecei o meu primeiro Blog... porque quero acreditar no sonho de ser Criança...

Um abraço carinhoso e tem um Santo e Feliz Natal ;)

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...