domingo, dezembro 04, 2005

Peditório.

Quando saímos à rua,para passear ou para fazer compras,passamos os dias a tropeçar em individuos que não sabem fazer mais nada que não seja pedir...chorar de corcodilo...contar histórias mirabolantes e nós sempre a abrir o porta moedas.Em tempos ainda cheguei a pensar que este problema social era apenas uma realidade das grandes metrópoles.Por estes dias,dei-me conta de que este problema não só chegou ás cidades do Interior,como está a tornar-se um verdadeiro pesadelo para quem anda a fazer compras.E nesta época de constante consumo,é vê-los à porta dos hiper-mercados,centros comerciais e foruns de "bandeja na mão",sempre à espera de mais um "parvo"que deixa mais uns euritos. Ele são os voluntários do Banco Alimentar contra a fome,os representantes dos escuteiros,a igreja não sei das quantas,a instituição de apoio a carenciados e toxicodependentes,os cegos,a escola tal que vais fazer uma festa de Natal...Xiça tenham dó.Não há boa vontade que resista a tanto chamamento e solidariedade.Há dias até encontrei um tipo que teve a lata de me pedir 0,50 euros para tomar um café!Hoje decidi dar um basta e não volto a ouvir seja quem fôr.Paga o justo pelo oportunista.

10 comentários:

Mikas disse...

Bastante verdade. No outro dia estacionei o carro e uma cigana ficou a espera k eu saísse veio direitinha a minha porta e agarrou-me o braço a pedir uma moedinha...

Anónimo disse...

obrigado Dulcineia ;)

gostei de visitar te!

voltarei com prazer

Anónimo disse...

Olá, Dulcineia!
Há efectivamente, aqueles que necessitam realmente, infelizmente também os que se aproveitam da situação.
De qualquer forma, há que diferenciar o trigo do joio, sem ferir a sensibilidade dos que por motivos diversos se vêm envolvidos nessa situação!
E cá para nós, não pensemos que é com simples moedinha que estaremos a resolver a situação.
É muito mais complexa.
Um beijinho,

Cristina disse...

Olá...
Obrigada por me visitares...Adorei o teu cantinho...
Prazer e um beijinhu
:)

Amaral disse...

Que não pague o justo… Como tu, toda a gente está farta desta enormidade de "pedintes", principalmente nesta altura do ano… Mas, temos que saber "seleccionar" o que é "justo" e o que é "oportuno". O Banco Alimentar é uma justa iniciativa, só para te dar um exemplo... Mas, enfim! Facilmente, ficamos fartos e "pelos cabelos" com aquilo que nos aparece pela frente...

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Eu há muito tempo que me cansei desses peditórios todos, por isso já não dou nada a ninguém, porque já não consigo destinguir quando o devo fazer.
Boa semana.
Beijinhos.

Shiazinha Star Eyes :) disse...

Olá Dulcineia: Adorei o teu comentário. Não sabia que costumas visitar o meu humilde espaço. Quanto aos peditórios... Eu de vez em quando dou, pois há algo dentro de mim que me faz inevitavélmente ter pena... Vou passando por aqui.Bjs grdes e boa semana.

Pedro disse...

De facto, este é um fenómeno que tende a alastrar um pouco por todo o lado.
Neste sentido, é necessário que haja algum bom senso para distinguir as situações que nos aparecem...

Elsa disse...

Porque não fazes como eu no outro dia...
"pedinte"... - «quer deixar o seu donativo ou o seu sorriso?»
eu... - Sim, deixo o meu sorriso!
beijos amiga,...e sim, está tudo melhor agora ;-)
desculpa se não deu para falarmos!
bom feriado

Maria Carvalho disse...

Não há muita paciência, de facto. Acaba por pagar o justo pelo pecador...

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...