terça-feira, abril 12, 2016

“O Deputado da Nação” apresentado no Fundão

“Uma implacável sátira à classe política” e à volta de todos quantos sobrepõem o interesse pessoal ao interesse coletivo. 
Eis, em resumo, o novo livro de Manuel da Silva Ramos. 
Escrito em parceria com outro escritor, Miguel Real, o livro narra a história de Umbelino Damião.

Editado pela Parsifal o livro convoca o leitor para a “liberdade de expressão e o tom jocoso” de Manuel da Silva Ramos a que se junta “o tom histórico e linguagem abstrata” de Miguel Real. Para Miguel Real “O Deputado da Nação” é uma narrativa muito atual. “É uma caricatura dos deputados que uma vez no parlamento conseguem promover os negócios e contribuem para o descrédito da política”.

Já Manuel da Silva Ramos destaca como “O Deputado da Nação” encerra a trilogia iniciada com o livro de Miguel Real “A Morte de Portugal” e o trabalho assinado pelo escritor covilhanense “A Impunidade das Trevas e os Perfumes Eróticos” que retrataram os efeitos da austeridade em Portugal.
E Silva Ramos deixa o sonho: “Que Portugal passe a ter uma Assembleia da República virgem, sem gente corrupta”.

O livro foi apresentado pelo jornalista Fernando Paulouro, para quem o livro é "uma sátira implacável à sociedade atual". Fernando Paulouro encontra em “O Deputado da Nação” traços da literatura de Camilo e de Eça, embora à época não houvesse "mecanismos tão peritos" de negociata e de promiscuidade político-económica. 

Sublinhando o fato de o livro permitir viajar entre Lisboa e a Gardunha ou a Covilhã pois foi escrito a quatro mãos, Paulouro descreve o livro como sendo “muito bem-disposto” mas sem esquecer os “problemas graves da sociedade portuguesa”. “Da emigração à caricatura de políticos muito conhecidos da atualidade”. “Um livro capaz de nos mostrar como os deputados observam no exercício da política uma possibilidade de enriquecimento”, explicou Fernando Paulouro, acrescentando que o livro apresenta ainda "uma divertida caricatura da justiça".http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/media/201604111636-o_deputado_final_.mp3

Sem comentários:

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...