quarta-feira, novembro 02, 2005

Medo a quanto obrigas.

Chamava-se Rosa, mas poderia ser Maria, Madalena, Sofia... Tinha 31 anos e foi brutalmente assassinada pelo companheiro. A Rosa estava no lugar do costume. Era de manhã e hoje preparava-se para deixar a sua menina de 2,5 anos no infantario. Hoje era o último dia de vida de Rosa, mas ela não sabia. Jaime tinha prometido e fê-lo. Hoje, esperou a familia e em pleno parque de estacionamento degolou a sua companheira de outras lutas. A mulher que desde que ficou grávida era,continuadamente, agredida física e verbalmente. Sim porque a agressão psicológica é muitas vezes mais penosa que um estalo,um pontapé... Enfim.
Esta é uma historia comum. INFELIZMENTE, não faltam situações de faca e alguidar num país de brandos costumes e em que a justiça é também branda. Os contornos deste caso não vou contá-los aqui, são do pior...e afinal não afectam apenas pessoas de fracos recursos,baixa escolaridade,gente pobre de espírito. Aliás, só trago aqui este crime de violência porque me impressiona. Revolta-me saber que no século XXI, ainda haja mulheres que por amor e mêdo se deixam violentar desta maneira . Também me revolta saber que AFINAL nem sempre as linhas de apoio à vítima, os tribunais e sei lá mais o quê, não funcionam. É tudo confrangedor.DESCULPEM o tempo que vos roubei, mas POR FAVOR não se calem quando derem conta de sinais de violência...situações de violência doméstica que quase SEMPRE acabam em tragédia. E eu que pensava que ninguém morre aos 31 anos... muito menos vítima de um crime horrendo.

8 comentários:

Maria disse...

Há infelizmente muitos casos de violência doméstica nos dias de hoje, no nosso século XXI. Felizmente a maior parte deles não termina desta forma, mas tb me revolta muito saber como é possível haver mulheres que suportam este tipo de violência, que muitas vezes não é apenas física, mas também verbal.
É preciso que denunciemos sempre.
Beijos para ti

Elsa disse...

CRedo!!!! Li isso há bocadinho no Público e ia-me passando...
Está tudo doido é o que é!
Uma cidade pacata como a Covilhã...
e naquele sítio sempre movimentado...
tá tudo doido é o que é...
Acho que há pessoas neste mundo que precisam mesmo de ser internadas. O que é que pode ter provocado tamanha ira?
Que horror... não há palavras.
Pobre senhora...e pobre criança.
Um beijo Amiga

Paulo Dâmaso disse...

Que cena desgraçada! Puxa...

Raíz de Pimenta disse...

Ainda este ano perdi uma amiga mais nova brutalmente assassinada pelo namorado... Foi um choque e não há explicação para o que aconteceu... Dói só de pensar...
E há pessoas que ainda acham que entre marido e mulher não se mete a colher... Uma Figa! O Crime já é Público o que quer dizer que cada um de nós pode, e deve, denunciar situações antes que a tragédia se dê... e antes que chegue à justiça tarde demais!

Anónimo disse...

É uma triste realidade, muito mais comum do que salta a vista... Há que denunciar todos os casos, e não temer faze-lo! Beijoka

Inês Sousa Almeida disse...

Acho muito bem sensibilizar as pessoas para estes assuntos extremamente delicados. Mas, por muito que seja avisada, raramente a vítima se pronuncia às autoridades.

Porquê? disse...

O que mais me impressiona é ainda existirem casos destes em pleno sec.XXI!!!! e praticados por pessoas supostamente civilizadas mas que acabam por demonstrar o que são, doentes!!!!
Situações como estas devem ser sempre denunciadas!!!

Anónimo disse...

Um dia, tudo mudou, o sol não nasceu. As coisas foram diferentes para uma rosa princesa que emergia na vida, com uma sina cheia de espinhos… uma vida de espinhos e como se não chegasse recebeu também uma morte violenta. Maus-tratos na vida e maus-tratos na morte. Que mal esta mulher cometeu para merecer uma vida tão triste? Uma rosa que fugiu da vida e a vida tirou-lhe a própria vida. Uma profunda tristeza...
mari jô

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...