segunda-feira, novembro 14, 2005

Á descoberta da Maúnça.

Hoje trago-vos uma proposta para um passeio em terras do xisto.Mas também pode ser por terras do castanheiro.Bonitas paisagens,mesmo estando a falar de uma zona que não foi poupada aos incêndios do último Verão.É um lugar onde reina o sossego.Até parece que estamos mais próximos do céu.A serra da Maúnça,no concelho do Fundão,fica entre a Gardunha e a Estrela.Chegar até lá não é dificil e quem tem boca vai a Roma.
Este lugar de encanto vale por tudo e agora com as cores do Outono,ninguém lhe fica indiferente.Depois tem a gastronomia a partir de produtos genuínos. E as pessoas...generosas, são de uma simplicidade ímpar.No sopé da Maúnça estão pequenos aglomerados habitacionais.É o caso do Açor,terra de gente boa e cheia de vontade de colocar a Maúnça na rota dos locais de passagem obrigatoria,se de turistas estivermos a falar.A confiança destas pessoas é salutar.Agarradas ás origens estas gentes acreditam nas potencialidades da sua terra.Ainda este fim de semana deram provas dessa confiança, ao realizarem mais uma mostra de artes e sabores da Maúnça.Entre a degustação e o divertimento,não faltaram as largas centenas de pessoas que acreditam poder fazer do Açor uma aldeia cheia de vida.A mostra voltou a ser um verdadeiro sucesso e neste capitulo,permitam-me que deixe aqui uma palavra de gratidão para com o Daniel Gil.O rosto dos pastores do Açor é também um exemplo de tenacidade,uma prova de como quando temos força de vontade,o sonho está ali,ao virar da esquina.A mostra de artes e sabores da Maúnça é um bom exemplo.Fica o registo e o convite para a descoberta de mais este cantinho da Beira Interior.BOA SEMANA.

9 comentários:

Visible Silence disse...

Conheço bem a região, e tenho que concordar que é espectacular... então nesta altura do ano!!!
Nem me fales da gastronomia... não me consigo esquecer que foi por zonas do Fundão que me apercebi como uma simples sopa de legumes podia ser tão saborosa... ainda hoje sinto água na boca quando me lembro :)
A paisagem que descreves... o xisto... os castanheiros... fazem-me viajar á minha infância... apanhar as castanhas, ali mesmo do chão e com os engraçados "ouriços" que as protegem fazer bonecos... e levar umas boas picadas :):)
Boa semana

Maria disse...

Vou já colocar Açor na minha lista de locais a visitar. Eu sou mais virada para o sul, mas sei que o norte tem coisas lindas para serem vistas.
Beijocas

Delírio da Loirinha disse...

Olá! Despertadte a minha curiosidade... quem sabe se não é o meu proximo destino nas ferias?
Beijinhos doces

Elsa disse...

BEIJO...
Ainda não é desta que vamos comer as castanhas... LOL, este fim-de-semana vou ser eu a notícia....ehehhehe

Anónimo disse...

foi bonita a iniciativa. Gostei muito.

Perola Granito disse...

bom fim de semana :)

Art&Tal disse...

coisa linda

visible silence


bom.... o blog
gostei dos telhados e desabafos

Elsa disse...

Hoje comecei no meu blog uma "luta" irónica contra os insultos nos blogs... não só no meu mas nos outros... passas por lá e deixas a tua opinião?
:-)
beijo

Anónimo disse...

Falta a ligação a uma componente da sua histórica, que não podemos esquecer. O papel que as populações locais desempenharam no combate às tropas Napoleónicas. Também, por não ter podido participar, gostaria de conhecer, com mais pormenor, os produtos artesanais e a gastronomia. Sei que um dos elementos gastronómicos são os maranhos, mas não sei se são confecionados como na Sertã, nem como são acompanhados. Também, para além da hortelã utilisada na sua confeção, no processo de cozedura é novamente utilizada a hortelã? Sou grande apreciador de maranhos, até ao momento os melhores que encontrei, para o meu gosto, foram adquiridos na Sobreira Formosa. Só na região é que se conseguem adquirir, pela sua técnica de conservação que prescinde do fumeiro e exige consumo próximo do momento de fabrico.

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...