segunda-feira, agosto 14, 2006

Prevenção...Precisa-se


"Entre o verde e a cinza,você decide!"Este é o slogan para prevenir os fogos...Aqui na Beira Interior ninguém decide ou talvez sim...O destino e a destruição a que foi votada a floresta em 2003 e 2005 evitaram este Verão o pior...Isso mesmo...Não tem havido muitos fogos porque sobra muito pouco da devastação do fogo de outros anos.As áreas de floresta que sobreviveram ao inferno das chamas não são muitas e quando atacadas pelos incêndios ,felizmente tem havido meios para apagar o fogo quase à nascença.O mundo rural e a floresta não estão mais povoados,antes pelo contrário.A prevenção também não se vê....Há um trabalho seguro das equipas de sapadores mas pouco mais...A prevenção faz-se todo o ano dizem..mas então expliquem-me porque razão é que o Secretario de Estado das Florestas escolheu o periodo mais perigoso de incêndio,para vir ao Distrito de Castelo Branco homologar protocolos para equipar os sapadores florestais e suas associações????Um exemplo que vai de encontro ao desabafo deixado pelo ministro António Costa quando finalmente veio a terreiro dizer que a prevenção não produziu efeitos capazes de evitar o número de ignições(confesso que não gosto do termo)que diáriamente acontecem no país.679 ignições num só dia...é muito alerta de fogo para um território de floresta desordenada,pouco limpa e muito combustível à mão de um qualquer criminoso ou da negligência humana.

6 comentários:

Alexandra disse...

Primeiro que tudo quero agradecer a visita e palavras deixadas no meu espaço. Chegada aqui, confesso que passei do Céu para o inferno (perceberá se vir a 1ª. imagem que tenho agora no blog). Mas, posso e devo acrescentar que esta é a outra face do nosso país. A devastação completa, por fogos e mais fogos ... Tendo presenciado, há 2 anos, um incêndio de grandes dimensões no Algarve, conhecedora dos bombeiros que estavam a trabalhar e, ainda, na tentativa de ajudar, tenho a dizer que ajudar até consegui. Mas o que vi foi assustador, de tal forma que pensei que o fogo só iria parar quando chegasse ao mar. Organização??? Onde??? Não a vi! Vi, isso sim, bombeiros vindos também e, talvez daí, sem conhecerem olocal, completamente sós, a verem arder e sem poderem lá chegar porque não conheciam o caminho. A culpa? Não posso atribuir aos bombeiros que faziam o que podiam. A culpa, atribuo à mais completa falta de organização no centro de comandos. Daí talvez a tão grande necessidade de manter a imprensa afastada, este ano!
Acima de tudo, acrescento: "Prevenção...Precisa-se" URGENTEMENTE!

Adorei o seu post!

Felicidades!

Ana disse...

Parabéns pelo blog.
E pode voltar ao Blogantes sempre que quiser, claro :-)
Um beijo.

Anónimo disse...

Minha querida, parabéns pelo texto. Como é obvio não vou defender este ou outro Governo no que concerne à prevenção florestal! Só quero que penses nesta pergunta que vou deixar: Imaginas qual o número de proprietários florestais ou de pequenos proprietários de terras que não limpam uma unica vez as suas propriedades? Digo-te que o numero é incrível!!

Beijinhos

Anónimo disse...

Não são só os proprietários florestais que não limpam as suas propriedades. Veja-se o exemplo deste ano na Peneda/Gerês. Se o próprio Estado não cuida do que é seu (nosso) que exemplo está a dar? É necessário que muita coisa mude, não é um problema simples...

Gostei muitos dos teus posts.

Parabéns

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
E se iniciassem a prevenção para o Verão de 2007 agora que estamos no Outono?
Isso sim, seria prevenção, e talvez no próximo ano ouvissemos falar menos de incêndios.
Beijinhos.

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Vim desejar-te umas boas férias... se fôr caso disso.
Beijinhos.

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...