sexta-feira, agosto 18, 2006

Prevenção/Reflorestação,a Gardunha agradece!


O Governo de Portugal aprovou esta semana a Estratégia Nacional para a Floresta,é um plano a 30 anos que se propõe contribuír para deminuir o risco de incêndio e assegurar a competitividade do sector.Para o Governo ,o rumo da Floresta passa por uma especialização do território e pela certificação das matas a partir de planos de ordenamento que vão dividir o território em cinco áreas.O documento é um conjunto de intenções que se espera venham a ser cumpridas.Na região da Gardunha são esperadas há muitos anos.Veja-se o caso da reflorestação dos 3.000 hectares ardidos entre Castelo Novo e Alcongosta em 2002 e para os quais houve dezenas de promessas quanto à sua reflorestação.Ora era o levantamento das consequencias do fogo,ora era a limpeza do material lenhoso,outra vez era o estudo das espécies arbóreas a plantar,depois do plano de reflorestação foi o calvário burocrático dos concursos e adjudicação;passados 2/3 anos a Gardunha voltou a arder e no ano passado o processo de reflorestação voltou à estaca zero.Este Verão a Gardunha continua pobre de Floresta e desejosa que finalmente alguém de direito a reordene e avance com a reflorestação.Será que vamos ter de esperar que o cenário volte a ser palco de chamas ?Ou esperaremos até daqui a 30 anos para ver implementada a Estratégia Nacional da Floresta?

5 comentários:

Mikas disse...

Toca a aproveitar. Beijinhos

Mikas disse...

Nova morada: www.blogdamikas.blogs.sapo.pt

Visible Silence disse...

De férias ainda??? Sortuda :)
Espero que te estejas a divertir.
Fico à espera das novidades.
Passei para te convidar para o 1º aniversário do meu cantinho... deixei lá algumas palavrinhas também para ti
Beijocas

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
Isto está tão parado por aqui!!!
espero que esteja tudo bem contigo.
Bom fds.
Beijinhos.

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
A máquina do tempo trouxe-me até cá. Sim porque visitar este espaço é como viajar para o passado, de tão paradinho que ele está.

lol

Beijinhos.

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...