terça-feira, abril 26, 2016

Contadores de Estórias na Biblioteca

No outro dia fui ouvir os Contadores de Estórias. Numa noite primaveril de abril António Fontinha, Ana Sofia Paiva e José Craveiro estiveram no Fundão para contar estórias de antigamente. 



Relatos sobre pessoas, lugares, tradições e piadas para uma plateia constituída por crianças e muitos adultos que riram muito com "um conto" ao qual se acrescentou "um ponto". Quer isto dizer que a oralidade recolhida na geografia territorial do país é muitas vezes recontada e dinamizada à maneira de cada contador de estórias. 

Outras vezes a memória coletiva de uma estória é adaptada à atualidade. Não raras vezes a intervenção soa a sátira.
No fundo, cada um dos atores imprime formulas diversificadas de interagir com o público.

Muitas vezes é o público que sugere a personagem ou a conclusão de uma linha condutora da Estória. 
Naquele sábado à noite, António Fontinha recorreu à imaginação do espectador para questionar o que é um travesseiro.

Houve quem recordasse o travesseiro como nome de um bolo. Uma criança sugeriu que travesseiro possa ser alguém que atravessa a passadeira.

A segunda opção mereceu a concordância de António Fontinha e a gargalhada do contador de estórias contagiou uma plateia inteira.
O segredo do êxito dos contadores de histórias tem muito a ver com o modo de interação entre quem conta e que ouve. Nesse particular António Fontinha e Ana Sofia Paiva são exímios.

A capacidade de brincar com as personagens, conferindo-lhe significados diferentes também cativa o público. José Craveiro, a dada altura, fez um trocadilho com "o diabo das histórias" ou "as histórias do diabo" e logo a gargalha coletiva tomou conta da sala.

Também há poesia e canções. Naquela noite recriou-se o "canto" do rouxinol que "é mais rico que o do cuco" avisou quem no palco encantou a plateia.

E as rimas encaixavam na perfeição. "Bendito e louvado que está tudo contado".
E assim terminou a segunda edição de "Contadores de Estórias". 

Para o ano, em abril, haverá mais uma sessão, prometeu a bibliotecária Dina Matos. O evento foi promovido pela Câmara Municipal do Fundão.

segunda-feira, abril 18, 2016

Senta-te aí!

O título tem tanto de sugestivo como de inusitado. Talvez o segundo adjetivo tenha mais a ver com o motivo da exposição que até dia 29 de maio está aberta ao público na Moagem- Cidade do Engenho e das Artes no Fundão.

A exposição "Senta-te Aí" promovida pelo jovem arquitecto fundanense Pedro Novo é uma viagem ao património particular de cadeiras que o também curador da mostra foi reunindo em casa. Dos anos 20 do século XX até 2014, cadeiras várias de sugestivo e anónimo designe. 

Algumas estiveram em lugares como o Café Aliança, o cine-Gardunha ou a Piscina Municipal do Fundão. Também há cadeiras assinadas pelo próprio Pedro Novo. Uma delas foi desenhada para uma intervenção minimalista em Lisboa.
Mas o património das cadeiras mostra-nos outras criações. Por exemplo uma dessas peças de mobiliário foi desenhada em 1978 por Gastão Machado.  

Outra, talvez das mais antigas, foi desenhada por Daciano da Costa, que a definiu como apresentando “um designe comprometido que se destinava a equipar espaços de trabalho”.

Depois há também uma cadeira de Eduardo Anahory que foi desenhada em 1959 para casa de lazer pois é constituída por madeira e lona.
José Espinho é porventura o nome do desenhador mais vezes repetido na mostra.
E por fim, destaco uma cadeira (a da imagem) do arquitecto Raul Chorão Ramalho datada de 1955.

As cadeiras de aço da década de 40 do século XX e o banco rotativo hospitalar ou a cadeira de projectista do cine Gardunha em madeira e aço da década de 50 do século passado.

Uma cadeira parideira, outra cadeira mas de baloiço e algumas cadeiras portuguesas da segunda metade do século XIX compõem a mostra.

O arquitecto Pedro Novo que há mais de um ano cuidou e assinou a riquíssima exposição sobre edifícios emblemáticos do século XX no Fundão está de volta com esta mostra. Pelo caminho deixou a marca da Pedro Novo – arquitectos nos conteúdos da Casa do Barro no Telhado (Fundão).


Em breve, espero, haveremos de contactar, com outros trabalhos seus. O centro interpretativo do centeio parece que precisa de uma volta! Força Pedro.

terça-feira, abril 12, 2016

Voltar ao "berço"

Regressei ao "berço". 

"Plantei" flores de saudade e revivi memórias dos antepassados. Um tempo ausente, mas muito presente.

Revisitar lugares que são nossos por natureza ou apenas por afeto e emotividade pode revelar-se uma "carga de trabalhos".

Quer isto dizer que a saudade me tomou os passos e o olhar deixou dores no pescoço. Às vezes olhamos para trás e a menina do olho prende-se no infindável mundo das recordações.

Primeiro as emocionais. Depois as paisagens. A seguir os gestos. Também as palavras ditas. As mesmas que neste domingo de abril me revisitaram. Algumas guardo-as em mim. Outras vou partilhá-las aqui.

Saberá o leitor como é revisitar "o berço" e darmos-nos conta de que já lá não mora quase ninguém?

Muitas vezes nem as boas memórias e o ecoar das brincadeiras de outrora apagam esta sensação fúnebre de que poderemos ser dos últimos a regressar ao "berço".

Naquele dia não era a única viajante. Nem só meus passos percorreram as estreitas ruas ladeadas do casario fechado.

Felizmente, vão aparecendo outros viajantes. Poucos! 
Muito menos que o número de residentes que este postal dos anos 20 nos mostra.

Ai como custa regressar ao "berço" e dar-me conta de como o silêncio reinante é premonitório do fim das nossas aldeias!

“O Deputado da Nação” apresentado no Fundão

“Uma implacável sátira à classe política” e à volta de todos quantos sobrepõem o interesse pessoal ao interesse coletivo. 
Eis, em resumo, o novo livro de Manuel da Silva Ramos. 
Escrito em parceria com outro escritor, Miguel Real, o livro narra a história de Umbelino Damião.

Editado pela Parsifal o livro convoca o leitor para a “liberdade de expressão e o tom jocoso” de Manuel da Silva Ramos a que se junta “o tom histórico e linguagem abstrata” de Miguel Real. Para Miguel Real “O Deputado da Nação” é uma narrativa muito atual. “É uma caricatura dos deputados que uma vez no parlamento conseguem promover os negócios e contribuem para o descrédito da política”.

Já Manuel da Silva Ramos destaca como “O Deputado da Nação” encerra a trilogia iniciada com o livro de Miguel Real “A Morte de Portugal” e o trabalho assinado pelo escritor covilhanense “A Impunidade das Trevas e os Perfumes Eróticos” que retrataram os efeitos da austeridade em Portugal.
E Silva Ramos deixa o sonho: “Que Portugal passe a ter uma Assembleia da República virgem, sem gente corrupta”.

O livro foi apresentado pelo jornalista Fernando Paulouro, para quem o livro é "uma sátira implacável à sociedade atual". Fernando Paulouro encontra em “O Deputado da Nação” traços da literatura de Camilo e de Eça, embora à época não houvesse "mecanismos tão peritos" de negociata e de promiscuidade político-económica. 

Sublinhando o fato de o livro permitir viajar entre Lisboa e a Gardunha ou a Covilhã pois foi escrito a quatro mãos, Paulouro descreve o livro como sendo “muito bem-disposto” mas sem esquecer os “problemas graves da sociedade portuguesa”. “Da emigração à caricatura de políticos muito conhecidos da atualidade”. “Um livro capaz de nos mostrar como os deputados observam no exercício da política uma possibilidade de enriquecimento”, explicou Fernando Paulouro, acrescentando que o livro apresenta ainda "uma divertida caricatura da justiça".http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/media/201604111636-o_deputado_final_.mp3

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...