quarta-feira, novembro 30, 2005

Arruada do 1ª de Dezembro-Tradição imemorial é esta noite.

Faltam poucas horas para voltarmos a "encorrer"os Espanhóis.
O ritual repete-se todos os anos na cidade do Fundão e ninguém sabe desde quando é que ás 12 badaladas da meia-noite de 30 de Novembro para 1 de Dezembro a população sai à rua para celebrar a Nação.
É uma manifestação colectiva que já na década de 50 existia, desde há muitos anos. 
Hoje e em cada ano que passa ganha novos adeptos.
O cortejo, em memória da Restauração é também um encontro de gerações e no século XXI,são muitos os jovens que já sabem entoar as quadras do hino do "homem das Barbas Ruças" e o hino da Restauração.
As palavras são sempre acompanhadas pela Banda Filarmónica de Aldeia Nova do Cabo.
Ainda não há muitos anos era a Banda da Associação Desportiva do Fundão a dar o mote para celebrar a independência nacional.
Perdeu-se a banda da ADF mas não morreu a tradição nem o estribilho e por isso,o Fundão volta esta noite a celebrar PORTUGAL.

11 comentários:

Art&Tal disse...

é francamente interessante e (comovente) o amor que tu reservas ao teus espaço geografico.
encontrei uma vez uma rapariga que sendo do porto e amando tanto a referida cidade me disse: "nao, eu nao me sinto do porto. eu sinto-me do norte".
é verdade isso existe.
ter consciencia que se é de um determinado ponto e nao de outro.
continua assim

Elsa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vincent disse...

Eu sou do Porto. Eu sou do norte. Eu sou de Portugal. Nós somos Portugal. E são essas tradições que nos dão sentido. Parabéns! :)
Gostei da tua visita. Espero que voltes, eu certamente aqui voltarei

Pedro Nobre disse...

Caros amigos,

Apareçam NA ESCURIDÃO DA NOITE, e deixem as vossas mensagens de SOLIDARIEDADE.

Todos juntos em prol do mesmo rumo...

Pedro Nobre ;)

Anónimo disse...

Olá, Dulcineia!
Em 1640 livramo-nos do jugo dos espanhois, retomando a nossa independencia como país.
Hoje, de certa forma, estamos reféns de nós próprios, e esta é uma liberdade muito mais difícil de conquistar!
Um grande beijinho,

Anónimo disse...

Todos celebramos Portugal.

Mikas disse...

É bom ver k tradições como essa continuam vivas. São extremamente interessantes do ponto de vista histórico. beijinhos

Nostalgia infinita... disse...

Muito interessante o teu blog gostei mesmo de ler os teus textos.
Vou voltar concerteza.

joão vidal

saltapocinhas disse...

que giro, não fazia a mínima ideia! Então por esses lados o pessoal não quer mesmo ser espanhol!!
O que mais adorei no teu perfil foi "terra das cerejas" Mhammmm, adoro cerejas!!!

Pedro Nobre disse...

Bom dia,

Venho agradecer o testemunho deixado no dia 01 de Dezembro no blog NA ESCURIDÃO DA NOITE, em solidariedade com os seropositivos.

Já enviei as mensagens para a Associação ABRAÇO.

A todos muito obrigado.

Pedro Nobre ;)

mfc disse...

Gosto dessas tradições populares...há que as manter!

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...