terça-feira, outubro 18, 2005

Para que serve um deputado da nação?

A pergunta anda na boca de todos. As dúvidas parecem ter razão de ser. EU EXPLICO.
No dia em que se ficou a saber o essencial sobre o OE (orçamento de estado), fui à procura dos investimentos da administração central para o "meu" distrito. Não sendo uma especialista em números, e muito menos em informática, lá descobri os documentos. Analisei ponto por ponto para concluir que as prioridades do PS enquanto governo são bastante diferentes das exigências feitas enquanto oposição. Fui então à procura de explicações e leituras políticas da coisa.
Mas PASME-SE:
Os senhores deputados do "meu" distrito ainda não tinham visto o documento. Depois de alguma insistência e esclarecimentos dados pelo jornalista, eis que os eleitos pelo povo, lá se resolveram a dizer duas palavras. O eleito PS, bateu palmas e congratulou-se pelas obras inscritas em PIDDAC (o tal plano de investimentos da administração central), esquecendo que a região que o elegeu vai continuar à espera de obras que até já foram bandeira de outros tempos. O deputado do PSD, nem por estar na oposição, acrescentou muito mais... criticou, criticou e não deu um exemplo de obra que vá propor para o PIDDAC de 2006.
Perante isto, eu pergunto: O que fazem os deputados eleitos na Assembleia da República?

Valerá a pena continuar a eleger representantes, para a AR, que se estão nas tintas para os problemas das populações que neles votaram?

Falavam da Maria Elisa Domingues, mas afinal, os erros de casting continuam!...

3 comentários:

jls disse...

Uma boa pergunta... giro, giro era um jornalista (sem ninguém saber que o era) um dia ser eleito deputado! Para depois poder contar "por dentro" tudo o que viu - mas como este país é o que é, ainda incorria num crime qualquer e ia parar ao chilindró!

Os OE'se nestes o PIDDAC têm coisas "deliciosas", assim haja pachora para o ler de fio a pavio. A última que soube - e nesta época de "mudanças", confesso não ter tido muito tempo - foi de um suposto erro no PIDDAC da Guarda, que contemla investimentos de outros concelhos... que nada têm a ver com a Guarda!!

Não é só caso para perguntar para que serve um deputado. Também o é, e com cada vez mais insistência, para que serve um governo, sucessivos governos, que nem nas suas próprias contas (e previsões, dotações, etc)... acerta!

Bjs

Anónimo disse...

para receber uma reforma "jeitosinha", apenas para isso....
mari Jô
ah já me esquecia dulcineia...não correspondes à Dulcineia do quixote...ês real.. jinhos

Å®t Øf £övë disse...

Dulcineia,
São politicos... e isso chega. Infelizmente nem vale a pena falar sobre eles ou fazer qualquer tipo de comentário.
Bjs.

Eugénio de Andrade o poeta maior

 Fui à Póvoa. À terra do poeta nascido há uma centena de anos. Encontrei memória falada, orgulho e expetativa quanto à importância de Póvoa ...